Na terceira semana de outubro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a Fundação José Carlos da Rocha promoveu momentos especiais de arteterapia para idosos em três lares: Lar Vicentino, Vila São Vicente de Paulo e Associação Humanitária Amor e Caridade. Sob a orientação da arteterapeuta Letícia Guimarães, os idosos decoraram imagens de Nossa Senhora, decorando um terço de papel, que compõe a imagem, com papel crepom.
A manifestação religiosa foi um dos pedidos dos idosos, que têm se mantido ativos e expressados desejos para a escolha ou indicação de temas que desejam desenvolver em sala de aula, seja em datas religiosas ou comerciais.
Segundo Letícia, os participantes têm mantido a imagem em seus quartos, como um pequeno oratório próximo à cama, reforçando a fé e o conforto espiritual no dia a dia. Além disso, alguns idosos receberam uma pulseirinha de Nossa Senhora, como um símbolo de proteção e carinho.
“Na arteterapia, a pintura e a colagem ajudam a pessoa a expressar seus sentimentos e a se conhecer melhor. Elas trazem relaxamento, aumentam a criatividade e fortalecem a autoestima, criando também uma conexão especial com a figura religiosa”, explicou Letícia.
Comments