Alexandre Botelho
O Projeto de Dança, desenvolvido pelo professor Alexandre Botelho, visa minorar os efeitos do envelhecimento nos indivíduos da terceira idade, já que a dança ajuda a garantir a independência funcional por meio da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida.
As atividades são aplicadas com os vovôs e vovós dos lares: Irmã Terezinha e São Vicente de Paulo (Pindamonhangaba), Centro de Convivência Amélia Ozanam (Tremembé), Casa do Ancião Luiza de Marillac e Lar São Francisco de Idosos (Taubaté).
Na dança, além de exercitar o corpo, a agilidade e coordenação motora, os vovôs e vovós também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória. Além disso, a prática diminui o estresse e a ansiedade, além de melhorar a autoestima.
O Projeto de Dança é um recurso capaz de contribuir para a autonomia e independência do individuo idoso, para que se mantenha ativo e participativo socialmente.