Viva Bem

Flávia do Amaral

O Projeto Viva Bem, desenvolvido pela professora de educação física Flávia do Amaral, especialista em idosos pela FMUSP/Cecafi, é aplicado duas vezes por semana na Casa do Ancião Luiza de Marillac, em Taubaté, e três vezes no Lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba – sendo uma vez para ensaios e do coral.

O projeto foi planejado para levar à população idosa, através de diversas atividades, formas de se sentirem melhor no seu cotidiano, com foco na saúde e independência nas atividades diárias de cada um deles.

O trabalho realizado visa reduzir as dificuldades apresentadas pelos idosos no cotidiano, de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo capacidades como resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, força e resistência muscular localizada, proporcionando uma qualidade de vida mais saudável, com serenidade e menor grau de esforço.

O projeto tem ainda o objetivo específico de oferecer diversão e lazer, e consequentemente proporcionar a interação e a maior convivência, aumentando a autoestima do idoso.