Arte Experiente da Terceira Idade

Letícia Godinho

O projeto “Arte Experiente da Terceira Idade”, desenvolvido pela professora Letícia Antunes de Moura Godinho, consiste na aplicação da Arte Terapia, que é a utilização de linguagens artísticas, predominantemente plásticas, de símbolos, metáforas e de forma geral da criatividade em processos terapêuticos.

É aplicado duas vezes por semana, pelo período de duas horas, e está sendo desenvolvido com os vovôs e vovós dos lares Irmã Terezinha e São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba e no Lar Casa do Ancião Luiza de Marillac, de Taubaté.

Por envolver os sentidos e o “fazer”, é, em geral, revitalizante, e às vezes também relaxante. Proporciona a possibilidade de ver “o velho” com “um novo olhar”, de reconstruir, de formas novas, velhas percepções.

A Arte Terapia favorece, por meio da estimulação da expressão e do desenvolvimento da criatividade, a coordenação motora, a liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente, o contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos, processo de individuação e equilíbrio físico/mental/espiritual.

O projeto de Arte Terapia pretende, por meio da arte, favorecer a expressão das emoções, das vivências internas, das elaborações do pensamento, sem, porém, haver a intencionalidade de aprofundamento terapêutico em casos individuais.

Este trabalho procura ocupar melhor o tempo dos idosos, incentivar a socialização, por meio do diálogo entre os participantes do grupo, mostrar que o envelhecimento não impede o indivíduo de aprender, criar ou mesmo descobrir aptidões nunca manifestadas ao longo da vida.

Por fim, proporciona o prazer da produção artística, da exposição dos trabalhos feitos e da aceitação dessas produções pela sociedade.