ALEGROTERAPIA E ANIMAÇÃO COM JOGOS

Bethânia Regina Rocha

O projeto de Alegroterapia e Animação com Jogos desenvolvido pela enfermeira Bethânia Regina Rocha tem o objetivo de melhorar o humor dos idosos, por meio de entretenimento com jogos.

Aplicadas de forma descontraída e animada, as dinâmicas de jogos com idosos criam e fortalecem a convivência, sustentam relacionamentos interpessoais, estimulam a comunicação e a interação social, além de aumentar  a capacidade mental e de concentração, melhorar a  capacidade cognitiva e a coordenação motora, bem como prevenir doenças crônicas, como a depressão, por exemplo.

São aplicados vários jogos com os idosos, a maioria de conhecimento popular, o que favorece a interação dos indivíduos. Dentre os mais utilizados estão o jogo da memória, dominó, quebra cabeça, bingo, dia de leitura, cinema, caça-palavras, palavra cruzada, dentre outros.

Para a aplicação dos jogos, a profissional realiza entrevistas individuais com os idosos, para identificar as limitações e fazer o diagnóstico de cada um. Com base na análise prévia, outras atividades são elaboradas de acordo com a condição do idoso.
O projeto de Alegroterapia e Animação com J
ogos foi iniciado em abril de 2021 na Casa do Ancião Luiza de Marillac, em Taubaté, e no Lar Vicentino, de Lagoinha.