Vila Vicentina Sagrada Família

LORENA – SP

A Vila Vicentina Sagrada Família, de Lorena-SP, acolhe gratuitamente pessoas com idade a partir dos 60 anos, e que estejam em situação de vulnerabilidade social e pessoal, quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustento e convívio familiar.

O objetivo é oferecer moradia, alimentação, assistência à saúde e atividades de integração e socialização entre os internos, proporcionando proteção social e qualidade de vida.

Fundada em 23 de junho de 1993, a instituição possui registro no Cebas – Conselho Municipal de Assistência Social – e é participante no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Desde sua implantação, a Vila Vicentina Sagrada Família vem contribuindo de forma significativa no processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo dos idosos, além de promover o desenvolvimento de potencialidades e capacidades para novos projetos de vida.

Atualmente são atendidas 28 pessoas (nove homens e 19 mulheres), sendo 12 cadeirantes. No total, 15 residentes necessitam de fraldas geriátricas. Para se manter, o lar conta com parte do valor dos benefícios dos internos, doações, eventos de arrecadação financeira e subvenção de fundo municipal.

Em 2018 a instituição passou a ser beneficiada com iniciativas da Fundação José Carlos da Rocha, que faz doação mensal de fraldas descartáveis, além da aplicação dos projetos: Pintando o Sete: Redescobrindo a vida por meio da arte (uso de pintura, desenhos, dança e jogos para estimular a coordenação motora e os sentidos, e da imaginação e do simbolismo para resgatar o significado da vida) e do Alegria de Viver (promoção da qualidade de vida por meio de expressão corporal, treinamento funcional e exercícios físicos em geral).

A Vila Vicentina Sagrada Família está localizada na rua Tenente Manoel Barbosa, nº 197, bairro da Cruz, (12) 3153-5174.