Lar Vicentino de Lagoinha

LAGOINHA – SP

O Lar Vicentino de Lagoinha – obra unida à Sociedade de São Vicente de Paulo – atende pessoas com idade a partir dos 60 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social, seja por abandono ou ausência de familiares, ou que estejam morando na rua.

O objetivo é acolher, garantindo a qualidade de vida e a dignidade, por meio do envelhecimento ativo, saudável e autônomo dos idosos. A instituição fornece moradia, alimentação, roupas, atendimento de enfermagem, encaminhamento a médicos e hospitais entre outros cuidados essenciais.

Fundado em 26 de novembro de 1973, o lar filantrópico é de utilidade pública estadual e federal e está inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social. Frequentemente, os funcionários participam de palestras, reuniões e cursos de capacitação para melhor atender os 22 idosos residentes, sendo 15 homens e sete mulheres. Dos residentes, 11 são cadeirantes e 15 dependem de fraldas geriátricas.

Os recursos para prover o lar são derivados de doações, ações sociais e beneficentes, entre outros.

A instituição ainda é uma das beneficiadas com os trabalhos da Fundação José Carlos da Rocha, que faz doação de fraldas geriátricas e desenvolve o projeto Dança é Vida (aplicação da dança como forma para exercitar o corpo, melhorando a coordenação motora, o equilíbrio, além de aprimorar a mente e aumentar a concentração e preservar a memória).

O Lar Vicentino de Lagoinha está localizado na rua Padre Osmar Barbosa, nº 90.