Lar São Vicente de Paulo

PINDAMONHANGABA – SP

O Lar São Vicente de Paulo, de Pindamonhangaba, é uma instituição de longa permanência que oferece acolhimento e proteção social especial de alta complexidade para pessoas com mais de 60 anos de idade.

O lar visa atender idosos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados e garantir proteção integral com moradia, alimentação, higiene, assistência material, moral, intelectual e social, em condições de liberdade e dignidade, bem como atividades culturais, recreativas, e o acesso ao lazer, além de proporcionar relações mais próximas ao ambiente familiar, com garantia de privacidade e respeito aos costumes, tradições e diversidade, para gerar qualidade de vida.

O Lar São Vicente de Paulo ainda propícia bem estar físico, mental e espiritual, prevalecendo o resgate à cidadania e realizando a integração e a inclusão social.

O acolhimento gera maior autonomia, interesse pela vida, motivação, independência, e contribui para a redução de cuidados de terceiros, pois o lar reativa o potencial individual do residente para a participação nas tarefas rotineiras, incremento de habilidades, tudo para preservar a identidade do idoso.

Dentre as atividades oferecidas aos residentes estão o desenvolvimento intelectual e cultural, estímulo do uso da memória, da concentração, do raciocínio, gerando melhorias e aumento das habilidades e do conhecimento.

O lar ainda autua na prevenção de quedas, preservação da função motora, fortalecimento muscular, melhora dos reflexos, e na reabilitação de doenças degenerativas.

Fundado em 27 de dezembro de 1942 como Vila dos Pobres, o lar ganhou um imóvel em 1967 e passou a ser chamado de Lar de Velhos São Vicente de Paulo. Mais tarde, em 1984, passou a ser Lar São Vicente de Paulo: Obra Unida a Sociedade de São Vicente de Paulo.

Atualmente são atendidas 56 pessoas, sendo 18 cadeirantes. Vinte e três internos dependem do uso de fraldas geriátricas.

Os recursos para prover o lar são destinados via subvenções municipal, estadual e federal, mensalidades dos residentes, ajuda de parceiros e festas.

Além do fornecimento de fraldas geriátricas, a Fundação José Carlos da Rocha desenvolve três iniciativas no lar: Projeto de Dança (possibilita exercitar o corpo para garantir força muscular, equilíbrio, aprimorar a coordenação motora e contribuir com a autonomia e com a independência do idoso, para que se mantenha ativo socialmente. Além disso, exercita a mente, a atenção, a concentração e a memória, reduzindo o estresse e a ansiedade); Projeto Arte Experiente da Terceira Idade (uso da arte terapia – linguagens artísticas, de símbolos, metáforas e criatividade para processos terapêuticos – favorecendo a expressão das emoções, incentivando a socialização e gerando sensação de prazer e alegria aos idosos); e o Projeto Viva Bem – que proporciona melhorias significativas no cotidiano e na saúde da população idosa, por meio de atividades físicas e lúdicas que contribuem com o fortalecimento muscular e com a resistência cardiorrespiratória.

A Fundação José Carlos da Rocha também promove festas e eventos no lar, como carnaval, dia da beleza, Páscoa, noite da pizza, mulheres maravilhosas (Dia das Mães), passeio a Aparecida, atividades de meio ambiente, festa junina, homens incríveis (Dia dos Pais), gincana inter geracional, festa no lar – semana dos idosos, festa de Natal, padrinhos. Outra iniciativa da Fundação na instituição é a festa dos aniversariantes do mês – sempre na última quinta-feira de cada mês.

O Lar São Vicente de Paulo está localizado na rua Dr. Fontes Júnior, 220.