Lar Irmã Terezinha

PINDAMONHANGABA – SP

O Lar Irmã Terezinha, de Pindamonhangaba, é uma instituição filantrópica, que promove o acolhimento institucional do idoso, visando sua proteção e o restabelecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O lar propicia atividades de interação entre o idoso e a comunidade, favorece o convívio de forma mista, respeita profundamente as necessidades pessoais e o direito de vida digna e proporciona tratamento adequado a todos – independentemente de contribuição econômica.

Fundado em 23 de setembro de 1945, o Lar Irmã Terezinha vem se destacando ao longo dos anos pelos serviços e procedimentos que geram qualidade de vida aos internos, principalmente com ações no aspecto pessoal (relações afetivas e subjetivas), social (educação, saúde, cultura, lazer, previdência social e assistência) e espiritual.

A instituição desenvolve ainda um atendimento integral aos 76 residentes (30 homens e 46 mulheres – sendo 25 cadeirantes e 32 que precisam de fraldas), zelando pela diretrizes estabelecidas pelos SUAS – Sistema Único da Assistência Social.

Para manter o serviço, o lar recebe verba pública, por meio dos fundos municipais de Assistência Social e do Idoso, além de doações, ações beneficentes e contrapartida do idoso.

Além do fornecimento de fraldas geriátricas, a Fundação José Carlos da Rocha desenvolve duas iniciativas no Lar Irmã Terezinha: Projeto de Dança (possibilita exercitar o corpo para garantir força muscular, equilíbrio, aprimorar a coordenação motora e contribuir com a autonomia e com a independência do idoso, para que se mantenha ativo socialmente. Além disso, exercita a mente, a atenção, a concentração e a memória, reduzindo o estresse e a ansiedade), e o Projeto Arte Experiente da Terceira Idade (uso da arte terapia – linguagens artísticas, de símbolos, metáforas e criatividade para processos terapêuticos – favorecendo a expressão das emoções, incentivando a socialização e gerando sensação de prazer e alegria aos idosos).

O lar fica na avenida São João Bosco, 706, bairro do Santana.