Lar Frederico Ozanam

JACAREÍ – SP

O Lar Frederico Ozanam, de Jacareí, é uma organização sociedade cível filantrópica que atende pessoas com mais de 50 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.

O lar assegura um espaço de proteção e convivência mista, que visa a inclusão social, o fortalecimento de vínculos familiares, o desenvolvimento de atividades socioeducativas para estimular o protagonismo e a autonomia do individuo em tarefas do cotidiano.

O Lar Frederico Ozanam tem como características a valorização da ética, o compromisso com a vida, a transparência, a efetividade e a segurança dos residentes.

Desde sua fundação em 11 de dezembro de 1975, a instituição é referência no atendimento à terceira idade, com programa social e excelência dos serviços para assegurar a qualidade de vida aos internos.

Atualmente, entre homens e mulheres, são atendidos 49 pessoas (32 mulheres e 17 homens), dentre as quais 27 precisam de fraldas geriátricas – sendo utilizadas, em média, cerca de 5.000 unidades por mês. Entre o total de residentes, 25 são cadeirantes, aumentando a necessidade de fraldas.

Os recursos para manter o lar são destinados por meio de fundos municipal, estadual, recursos próprios e doações.

Além da doação mensal de fraldas geriátricas, a Fundação José Carlos da Rocha desenvolve no lar o projeto Alegria de Viver (promoção da qualidade de vida por meio de expressão corporal, treinamento funcional e exercícios físicos em geral).

O Lar Frederico Ozanam fica na rua Pedro Gueri, 145, Jacareí.