Lar Fraterno da Acácia

JACAREÍ – SP

O Lar Fraterno da Acácia de Jacareí é uma instituição filantrópica que oferece atendimento de longa permanência para idosos do município. A casa proporciona um ambiente digno e adequado às pessoas vulneráveis, prestando assistência e desenvolvendo iniciativas de integração e de auto cuidado, visando a construção de projetos de vida para alcançar a autonomia e a realização pessoal.

Fundado em 29 de outubro de 1980, por membros da Loja Maçônica, o Lar Fraterno da Acácia passou a ter caráter beneficente em 1995, adotando uma nova política institucional.

Desde sua implantação, o Lar Fraterno da Acácia já foi responsável pelo acolhimento de centenas de idosos, os quais receberam alimentação e cuidados plenos, com excelência humana e inovadora, ações sociais e educativas, garantindo a satisfação dos internos com respeito aos princípios éticos e com qualidade de vida.

Atualmente são atendidas 50 pessoas, sendo 22 homens e 28 mulheres. Do total, 19 são cadeirantes e 45 dependem do uso de fraldas.

Os recursos para manutenção do lar e oferta de serviços aos idosos são frutos de doações, contribuições dos internos, arrecadações em eventos e de fundos municipal, estadual e federal.

No Lar Fraterno da Acácia, a Fundação José Carlos da Rocha já realizou edição do programa Eu Ainda Quero, além de fornecer fraldas descartáveis.

A instituição fica na rua Cruzeiro, nº 207, Jacareí.