Casa São Francisco de Idosos

TAUBATÉ – SP

A Casa São Francisco de Idosos de Taubaté acolhe pessoas com idade superior a 60 anos, oferecendo ações de interação social, integração e valorização humana. Para isso, a instituição filantrópica utiliza oficinas de atividade física, beleza, canto, cinema, passeios e viagens, horticultura, artes e artesanato.

O lar está devidamente registrado no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho do Idoso, regular no Cadastro de Entidades, além de possuir utilidade pública municipal, estadual e federal.

A Casa São Francisco de Idosos de Taubaté oferece diversos serviços aos idosos, como cuidados médicos, de enfermagem, de fisioterapia, aulas de educação física, alimentação acompanhada por nutricionista, apoio psicológico, assistência social, dentre outros para que o interno tenha plena qualidade de vida.

Fundada em 23 de março de 1902, a instituição era chamada de ‘Asilo de Mendigos’, sendo pioneira regional no acolhimento de moradores de rua. Mais tarde, passou a ser conhecida como ‘Casa de Velhos e Inválidos’, até ser, finalmente, denominada Casa São Francisco de Idosos de Taubaté anos mais tarde.

Com capacidade para atender até 100 pessoas, atualmente recebe 96 idosos (50 homens e 46 mulheres), sendo 51 cadeirantes e 61 que utilizam fraldas geriátricas.

Os recursos quem a provém são de origem pública municipal, estadual e federal, parte dos benefícios do INSS ou outras fontes oficiais de renda dos residentes, ações de arrecadação como festas e eventos, além de doações.

A Casa São Francisco de Idosos celebra diversos eventos com os residentes, como carnaval, Páscoa, dia internacional da Mulher, aniversário anual da instituição, dia das mães, festa julina, dia dos pais, dia internacional do idoso, festa de São Francisco das Chagas, Natal, além de atividades sociais agendados por voluntários que realizam cafés especiais, passeios em shopping, filmes no cinema, jogos, entretenimento em geral. O lar ainda possui o grupo Cantores de Francisco, no primeiro domingo de cada mês.

A instituição é uma das beneficiadas com os trabalhos da Fundação José Carlos da Rocha, que faz doação de fraldas geriátricas e desenvolve o Projeto de Dança (possibilita exercitar o corpo para garantir força muscular, equilíbrio, aprimorar a coordenação motora e contribuir com a autonomia e com a independência do idoso, para que se mantenha ativo socialmente. Além disso, exercita a mente, a atenção, a concentração e a memória, reduzindo o estresse e a ansiedade). A festa de aniversariantes do mês – que recebe o apoio da Fundação José Carlos da Rocha – acontece no último domingo de cada mês.

A Casa São Francisco de Idosos de Taubaté fica na rua Basso Monteiro,  nº 391, bairro Monte Belo. As visitas podem ser realizadas todos os dias, das 13h30 às 16 horas.