Casa do Ancião Luiza de Marillac

Taubaté – SP

A Casa do Ancião Luiza de Marillac, de Taubaté, é uma instituição filantrópica de longa permanência para idosas. O lar proporciona atendimento e acolhimento especializado dedicado a mulheres com idade superior a 65 anos.

Os serviços visam preservar os vínculos familiares, fortalecer a integração com a comunidade, estimular a participação das idosos em atividades de lazer, passeios, confraternização, e garantir a efetivação de seus direitos e garantias legais.

Desde 1970, ano de sua fundação, a Casa do Ancião Luiza de Marillac vem desenvolvendo trabalhos imprescindíveis à qualidade de vida das mulheres residentes, sendo referência indicada pela sociedade civil e recomendada por órgãos ligados à assistência social e ao desenvolvimento humano.

Atualmente o lar atende 30 mulheres, sendo 12 cadeirantes, e 19 internas precisam de fraldas.

Para manter os serviços, a instituição recebe recursos financeiros das residentes, doações de voluntários, transferência de fundos governamentais, doação jurídica e promove festas e eventos para a arrecadação de dinheiro.

Além do fornecimento de fraldas geriátricas, a Fundação José Carlos da Rocha desenvolve três iniciativas na Casa do Ancião Luiza de Marillac: Projeto de Dança (possibilita exercitar o corpo para garantir força muscular, equilíbrio, aprimorar a coordenação motora e contribuir com a autonomia e com a independência do idoso, para que se mantenha ativo socialmente. Além disso, exercita a mente, a atenção, a concentração e a memória, reduzindo o estresse e a ansiedade); Projeto Arte Experiente da Terceira Idade (uso da arte terapia – linguagens artísticas, de símbolos, metáforas e criatividade para processos terapêuticos – favorecendo a expressão das emoções, incentivando a socialização e gerando sensação de prazer e alegria aos idosos); e o Projeto Viva Bem – que proporciona melhorias significativas no cotidiano e na saúde da população idosa, por meio de atividades físicas e lúdicas que contribuem com o fortalecimento muscular e com a resistência cardiorrespiratória.

A Casa do Ancião Luiza de Marillac fica na rua Professor Bernardino Querido, nº 853, Vila São José.