Institucional

A Fundação José Carlos da Rocha é uma instituição de direito privado e de natureza assistencial à velhice desamparada. Ela foi instituída pelo coronel José Carlos da Rocha por meio de disposição testamentária, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa financeira e patrimonial e é regida por seu estatuto, pelo seu regimento interno e pela legislação aplicável, sendo devidamente monitorada e fiscalizada pelo Ministério Público.

Sua finalidade é assistência social à terceira idade por meio da manutenção e execução de programas de proteção à saúde física e psicossocial e amparo aos idosos gratuitamente, orientação e apoio sócio familiar, acolhimento provisório e excepcional – em casos em que o idoso esteja em condição de vulnerabilidade física e/ou social.

A Fundação José Carlos da Rocha ainda pode prestar assistência indireta com assistência social, mediante convênios firmados com instituições governamentais e não governamentais de defesa de interesse dos idosos para amparo à velhice.

Para aplicar sua finalidade, ela pode celebrar convênios, acordos ou outros instrumentos jurídicos com pessoas físicas ou jurídicas, cujos objetivos sejam compatíveis com suas finalidades, bem como realizar programas e projetos que visem atender a idosos, por meio de práticas desportivas adaptadas, atividades socioculturais que buscam a inclusão do idoso na vida em sociedade, atividades artísticas, entre outras que tragam benefícios físicos e/ou emocionais. A Fundação José Carlos da Rocha também pode promover projetos que busquem visibilidade de forma a expor à sociedade a condição de vida na terceira idade.

Missão

Promover um estado de vida saudável ao idoso, planejando e executando programas de proteção à saúde e amparo aos que não têm recursos, onde eles estiverem, vinculados ou não a uma instituição.

Orientar e apoiar a família ou instituição no desenvolvimento de programas de proteção e qualidade de vida ao idoso.

Visão

A terceira idade, chamada de melhor idade, como a época da vida em que o indivíduo pode e deve ter qualidade de vida, esperança e também sonhos, é a visão da Fundação José Carlos da Rocha, que norteia as ações em prol dos vovôs e vovós.

Valores

Respeito ao ser humano, priorizando a dignidade dos idosos assistidos direta ou indiretamente pela Fundação José Carlos da Rocha.