Jogo confeccionado por idosos de Jacareí é doado a escola infantil

Idosos residentes no Lar Frederico Ozanam, em Jacareí, confeccionaram um jogo infantil na aula de arteterapia oferecida pela Fundação José Carlos da Rocha, que foi encaminhado para doação a escola infantil Clube do Mickey, de Pindamonhangaba, região de abrangência dos trabalhos da Fundação.

“Montamos o jogo e foi muito divertido. Um jogo ficou no lar e o outro entreguei na escola infantil. Os alunos adoraram o presente feito pelos idosos”, disse a arteterapeuta Letícia Guimarães.

Ela explicou que “a execução foi feita com muita concentração. O incentivo de doar um jogo para as crianças fez com que eles ficassem convencidos da importância do projeto. Isso é extremamente benéfico, já que eles estão doando do esforço deles. A brincadeira também rendeu muitas risadas e fortalecimento de vínculos. Lembrando que eles estão bem tensos, o que torna esses momentos ainda mais importantes”.

Na Associação Humanitária Amor e Caridade, também em Jacareí, a arteterapeuta trabalhou com os idosos a produção de bilboquês de garrafa pet. O bilboquê é um brinquedo de origem antiga consiste em uma esfera de madeira com um orifício central, que é presa por uma corda a uma espécie de suporte. Pelos movimentos das mãos, essa bola deve ser encaixada no suporte.

“Foi muito legal ver a felicidade deles quando conseguiam colocar a tampa na garrafa.  Muitos lembraram da sua infância.  Atividades de construções faz com que eles tenham que planejar a execução em sua cabeça e isso facilita a estruturação e favorece a autoestima”, contou Letícia.