Atividades com colagem auxiliam raciocínio e criação de vínculos

Nas aulas de arteterapia oferecidas pela Fundação José Carlos da Rocha, a arteterapeuta Letícia Guimarães trabalhou, no mês de outubro, técnica de colagem para auxiliar a criação de vínculos, estruturação, fortalecimento e raciocínio dos idosos.
No Lar Vicentino de Lagoinha, a técnica utilizada foi o mosaico, que segundo Letícia, auxilia a organizar afetos, emoções e memórias. “Foi positivo. Eles já estão mais familiarizados com o material e com o encontro. Eles começam a entender as propostas. Dessa vez fiz uma proposta simples: colar dentro do círculo, e muitos conseguiram”, contou.
Na Vila São Vicente de Paulo, em São Luiz do Paraitinga, a professora fez um quadro para a colagem de flores confeccionadas por idosos. “A intenção com essa atividade é a execução de uma atividade em conjunto, fortalecendo os vínculos entre eles. Teve também a execução de uma atividade simples: pintura que algo com uma cor pré-estabelecida, o que favorece o relaxamento”, explicou Letícia.