Arteterapia utiliza mosaico e colagem em atividade com idosos

Arteterapia utiliza mosaico e colagem em atividade com idosos

A elaboração de mosaicos com cascas de ovo foi a atividade levada pela arteterapeuta da Fundação José Carlos da Rocha, Letícia Guimarães, aos idosos da Associação Humanitária Amor e Caridade, de Jacareí.

A proposta foi a colagem dos pedacinhos das cascas de ovos sobre imagens coloridas diversas, como de flores e borboletas, formando mosaicos. Em primeiro momento, a atividade promoveu superação e diversão, mas os benefícios vão além, conforme explica Letícia: “A proposta do mosaico é muito utilizada com pessoas idosas já que traz o reordenar algo que foi quebrado, modificado, lembrando que é necessário se reinventar diante dos desafios apresentados pela vida”.

Também em Jacareí, no Lar Frederico Ozanan, a proposta foi colagem com figuras de pessoas, animais e natureza, retiradas de páginas de revistas.

“A colagem cria afeto, estrutura e dá segurança. A imagem de revista foi escolhida pois não existe imagem feia, todas as figuras são bonitas, fazendo com que o resultado estético do trabalho satisfaça o participante”, explicou Letícia.

Além do ato de colar, o fato de verem imagens diferentes, seja de paisagens ou animais, também trouxe benefícios. “Percebemos que muitos ficaram olhando as revistas, olhando por diversas vezes as figuras, o que é muito interessante porque muda as imagens que eles estão acostumados a ver. Isso traz contentamento, bem-estar”, completou a arteterapeuta.

 

Deixe uma resposta