Arte desperta habilidades e socialização entre idosos de Jacareí

A realização de atividades de arteterapia com idosos do lar Frederico Ozanam e da Associação Humanitária Amor e Caridade, de Jacareí, promoveu estímulo a habilidades motoras e a socialização.

Os exercícios envolveram colagem de botões em imagens impressas de ferramentas e a construção de casinhas com blocos de madeira. O envolvimento e as respostas dos idosos surpreenderam a arteterapeuta Letícia Guimarães, da Fundação José Carlos da Rocha.

“No Frederico Ozanan, consegui registrar algumas cenas especiais como a dona Cidinha fazendo toda ferramenta sozinha, e ela fez duas. Dona Terezinha, que nunca retornou nenhuma fala minha, respondeu a atividade de construção de casa e surpreendeu a todos nós. Já na Associação Humanitária, seu Constantino não só participou como, mesmo com toda dificuldade, escolheu cuidadosamente as cores que queria. Seu Vicente fez uma casa que tinha até caixa d’água e ensinou o Seu Benedito a fazer a atividade”, contou Letícia.

A arteterapia é uma das iniciativas levadas pela Fundação José Carlos da Rocha aos 14 lares atendidos em diversas cidades do estado de São Paulo.