Pintura de mandalas auxilia na saúde emocional de idosos de Jacareí

A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Essa figura foi utilizada em uma atividade de pintura com idosos residentes na Associação Humanitária Amor e Caridade e no Lar Frederico Ozanam, ambos em Jacareí.
Nas duas instituições, a atividade foi aplicada na primeira semana de agosto pela arteterapeuta Letícia Guimarães, da Fundação José Carlos da Rocha, para amenizar questões emocionais geradas pelo isolamento social diante da pandemia da Covid-19.
“No Lar Frederico Ozanam eles tinham ficado fechados por causa de novos casos de Covid-19, com isso estavam bem abalados e eu quis trabalhar as emoções deles. No Amor e Caridade, foi ao contrário. Eles abriram, mas muitos parentes não foram visitar e isso os afetou. De uma forma indireta, ordenamos estes sentimentos”, explicou a arteterapeuta.
Letícia contou que as mandalas pintadas pelos idosos foram utilizadas na decoração de ambientes dos lares. “As idosas falaram que ficou mais bonito e colorido. É esse o intuito mesmo”, definiu.