Idosos de Pinda cantam em karaokê, recebem visita de cachorro e fazem exercícios físicos

Os idosos do lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba, estão recebendo diversas atividades da professora Nadialice Melo, da Fundação José Carlos da Rocha.

Entre os meses de março e abril, os residentes do lar participaram de um karaokê proposto pela professora, aulas de alongamento, mobilidade articular, jogos e ainda se animaram com a visita de um cachorro.

De acordo com Nadialice, para o karaokê, foram selecionadas músicas das décadas de 1950, 1960 e 1970, para despertar familiaridade e maior interesse nos idosos. “Eles cantaram e se divertiram muito. Fizemos gincanas com grupos e utilizamos a pontuação do karaokê para

simularmos uma competição”, explicou.

Além disso, a professora também aplicou exercícios de alongamento, mobilidade articular, fortalecimento muscular. “Utilizamos os ‘macarrões de piscina’ porque são maleáveis e leves, e por isso facilitam para execução de exercícios, sem riscos de lesão aos idosos. Com os objetos, vários exercícios foram aplicados, com uma dinâmica envolvente e divertida”, completou a professora.

Outra ação que aconteceu no lar foi a visita do cão Toni, que alegrou muito aos idosos. “Eles gostam muito de animais, principais cachorros. Eles lembram do tempo que eles tinham cães e gatos, lembram principalmente da infância, dos seus pais, irmãos. Por isso essa dinâmica de uma simples visita de um cão desperta um sentimento positivo nos

idosos”, avaliou Nadialice.