Idosos de Taubaté, Caçapava e Lagoinha fazem atividade de equilíbrio, concentração e força

Idosos dos lares Casa do Ancião Luiza de Marillac (Taubaté), Vicentino (Lagoinha) e São Vicente de Paulo (Caçapava) participaram de atividades com lençol e bola durante o mês de outubro de 2021 em aulas do professor Breno Antunes Ribeiro, da Fundação José Carlos da Rocha.

O trabalho com bola e lençol ajuda a aumentar a força física, o equilíbrio e a concentração, pois a bola se movimenta sobre o lençol e os idosos têm que mover o acessório para manter a bola estabilizada. “Além disso, outros aspectos são trabalhados, como interação social e atuação em equipe. Utilizamos a prática do exercício físico como ferramenta para o desenvolvimento motor de maneira lúdica e divertida para proporcionar prazer aos idosos”, explicou o professor.

A iniciativa faz parte do projeto Vivendo e Aprendendo, que promove exercícios físicos para auxiliar na manutenção de características básicas do corpo e tem função transformadora, especialmente para os idosos. “Temos como base o desenvolvimento de atividades planejadas que envolvem as capacidades físicas dos idosos, mas respeitando suas limitações”, completou.

Entre os três lares, cerca de 40 idosos foram beneficiados com os exercícios.