Atividades práticas auxiliam na autonomia de idosos do Lar Vicentino de Lagoinha

Os idosos do Lar Vicentino, de Lagoinha, têm participado de atividades com cubo mágico para de estimular a concentração e melhoria das articulações. As dinâmicas são coordenadas pela professora Rita de Cássia dos Santos, da Fundação José Carlos da Rocha. Além do cubo mágico, Rita desenvolve técnicas de automassagem podal, com o intuito de aliviar a tensão dos pés e ativar a circulação sanguínea.

De acordo com ela, estas atividades foram desenvolvidas com objetivo de incentivar os idosos a praticarem mesmo na ausência do professor, dando autonomia para ocuparem as horas vagas. “O processo de envelhecimento é natural e fisiológico, e pode variar de pessoa para pessoa. No caso de idosos em Instituição de Longa Permanência é muito preocupante, pois algumas patologias são muito limitantes. Entretanto, sempre buscamos oferecer atividades adaptadas para contribuir com a melhora da qualidade de vida dos idosos”, destaca Rita.

O cubo mágico ajuda a aprimorar a leitura; desenvolver a interpretação; aumentar a autoestima; incentivar o interesse e a iniciativa; melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração. Ainda fomenta a paciência, a atenção e a persistência. Isso porque para completar o jogo, o idoso deve permanecer trabalhando na mesma atividade por um longo tempo. Portanto, também exercita a concentração, já que é um dos elementos principais para poder completar o jogo.

Já a automassagem nos pés proporciona bem estar e relaxamento, uma vez que leva à liberação de toxinas do organismo, sendo utilizada para prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde como insônia, estresse, problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, prisão de ventre, labirintite, cálculo renal, asma, hipertensão, enxaqueca, dores nas costas, e sinusite, por exemplo.