Grupo de trabalho pode fortalecer instituições atendidas pela Fundação José Carlos da Rocha

Crédito de fotografia:
Gustavo Vara – Prefeitura de Pelotas/RS

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados instalou, no fim de maio, um grupo de trabalho sobre instituições de longa permanência para idosos.
A iniciativa deve proporcionar melhorias às instituições de idosos, como as atendidas pela Fundação José Carlos da Rocha, por exemplo, no Estado de São Paulo. Em um primeiro momento, a proposta visa identificar as instituições, conhecer os trabalhos e fazer um diagnóstico geral. Posteriormente, essas informações serão usadas para análise específica de cada instituição, podendo facilitar a inclusão para obtenção de recursos via programas federais, estaduais e municipais.

A criação do colegiado foi proposta pelas deputadas do PSDB Tereza Nelma (AL) e Geovania de Sá (SC). Segundo Nelma, o País não conhece onde estão essas instituições, nem “quantas são, de quem cuidam e como cuidam”. Ela reclama ainda que “falta um consenso quanto a definição, aos serviços e à atuação das políticas públicas nestes locais”.

Tereza Nelma acrescenta que essas instituições precisam de políticas públicas mais efetivas, como financiamento; equipes multiprofissionais, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS); um cadastro nacional amplo e regionalizado; e uma central de vagas. “O importante serviço social realizado por estas instituições, muitas vezes em substituição aos serviços que deveriam ser prestados pelo Estado, demanda o aprofundamento do tema nessa Casa”, afirmou a deputada ao pedir a criação do grupo de trabalho.

Fonte: Agência Câmara de Notícias