Fundação José Carlos da Rocha celebra Páscoa com idosos de lares da região

Os idosos dos lares atendidos pela Fundação José Carlos da Rocha estão participando de várias atividades relacionadas à celebração da Páscoa.

O cronograma desenvolvido por profissionais da Fundação José Carlos da Rocha inclui brincadeiras, exercícios e trabalhos que estimulam a memória, a coordenação motora, a interação e a criatividade dos vovôs e vovós.

Cada lar recebe um tipo de proposta, de acordo com a aula do profissional atuante, e as condições físicas do grupo de idosos.

Dia 30 de março, por exemplo, os residentes do Lar Irmã Terezinha, de Pindamonhangaba, participaram de brincadeiras como amigo chocolates, acertar o rabo do coelho, coelho sai da toca. A iniciativa agradou a todos, que se divertiram e aliaram a celebração da Páscoa com desenvolvimento de autonomia, integração, socialização, dentre outras melhorias na parte física e psicológica dos idosos. No local, as ações foram coordenadas pelos professores Rita Santos, Letícia Godinho e Alexandre Botelho.

Ainda no dia 30, na Vila Vicentina da Sagrada Família, em Lorena, os idosos tiveram uma grande festa em comemoração à Páscoa e também dos aniversariantes do mês. Eles interagiram com os exercícios dos professores Nadialice Melo e Thiago Frederic Melo, ganharam ovos de chocolate, bolo doce e torta. “As atividades estimularam a percepção espacial e visual, senso de direção, equilíbrio, concentração, a memória com pistas que despertam a habilidade de identificar informações explícitas e implícitas. Além disso, eles se envolveram no verdadeiro sentido da Páscoa: o amor ao próximo, a empatia, e o respeito as diferenças”, explicou Nadialice Melo.

Ela destacou a atitude coletiva e o espírito de amizade entre os idosos. “Tiveram uma atitude muito bonita de encontrar os ovos, e de ajudar os que que não conseguiram achar, entregando ovos aos companheiros”, completou a professora.

Dia 1 de abril é a vez dos idosos do Lar São Vicente de Paulo, de Pindamonhangaba, que terão caça ao ovo, acertar o rabo do coelho, e coelho sai da toca, além de outros formatos de jogos e brincadeiras, como a utilização de orelhas de coelho – feitas em EVA durante aulas de arteterapia.

Ainda existem outros lares que devem receber a celebração da Páscoa, como o Luiza de Marillac, de Taubaté, e o Lar de Idosos Vicente de Paulo, de Caçapava, ambos previstos para dia 6 de abril. Dentre os trabalhos que devem ser criados pelos professores Breno Antunes e Letícia Godinho estão: caça aos ovos, laçar o coelho e boliche de Páscoa.