Idosos fazem ilustrações com temas natalinos em Taubaté

Os idosos da Casa do Ancião Luiza de Marillac, em Taubaté, estão desenvolvendo atividades de pintura do projeto “Arte Experiente da Terceira Idade”, coordenado pela professora Letícia Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha.
No mês de dezembro as ilustrações são compostas por temas natalinos – especialmente árvores e enfeites. Segundo a professora, além de ativar a memória e sentimentos de felicidade em relação à data, o programa com as pinturas ainda contribui para melhorias na coordenação motora fina e aumenta a concentração.

“Por meio da estimulação da expressão e do desenvolvimento da criatividade, favorecemos as emoções, as vivências internas, as elaborações do pensamento, e ocupamos de maneira positiva o tempo dos idosos, deixando-os mais alegres, dispostos para o dia a dia e com a memória mais ativa”.

A professora explicou que os desenhos possuem acessórios, como bolas e estrelas, colados nas árvores. Eles também devem ficar expostos em um painel no lar. “É uma maneira que encontramos para motivar os idosos com os temas festivos nesse período difícil de pandemia”, completou.