Caixa Surpresa: nova atividade da Fundação estimula memória de idosos

Os lares que recebem o projeto a “Arte Experiente da Terceira Idade”, desenvolvido pela professora Letícia Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha, estão com novas atividades nas últimas semanas. Dentre as ações propostas, a Caixa Surpresa tem feito grande sucesso entre os idosos.

Por meio do objeto, a professora de arteterapia estimula a memória dos vovôs e vovós de uma maneira simples, porém criativa.

Dentro são colocados papéis com vários temas, como nome de flores, frutas, cores, dentre outros, e os idosos colocam a mão e sorteiam. Em posse do item escolhido, eles têm que falar o maior número de elementos que lembram. “Isso o fazem ativarem a memória e mantê-la ativa e saudável”, disse a professora Letícia Godinho.

Ela explicou que a temática é desenvolvida em formato de gincana, dando dinamismo e criando uma atmosfera mais atraente para os residentes dos lares atendidos pelo projeto: São Vicente de Paulo/Pindamonhangaba, Lar Casa do Ancião Luiza de Marillac/Taubaté e no Lar Vicentina Sagrada Família/Lorena.