Os idosos do Lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba, estão praticando diversas atividades físicas com as aulas dos professores Thiago Frederic de Melo e Nadia Melo, da Fundação José Carlos da Rocha. O programa elaborado pelos profissionais inclui alongamento, treinamento funcional e exercícios lúdicos.
Segundo os professores, o conjunto de ações propicia melhorias significativas nos movimentos, expressões corporais, além de força, agilidade e mais disposição para tarefas do dia a dia.
Dentre os exercícios propostos, muitos fazem auxílio de objetos simples, como bolas e bexigas, e aprimoram a coordenação motora, além de elevar os índices de atenção e de concentração, que são perdidos com o passar dos anos, de acordo publicações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Como as atividades são realizadas em grupo, os profissionais explicaram que também visa a socialização dos idosos e favorece no convívio diário.
Para aplicar as aulas, os professores respeitam restrições impostas pela Fundação José Carlos da Rocha, com base em orientações de órgãos nacionais e internacionais de saúde pública. O objetivo é proporcionar ganhos na qualidade de vida dos idosos e garantir a segurança e a saúde de todos.