Coronavírus no inverno: junção é perigosa para os idosos

Coronavírus no inverno: junção é perigosa para os idosos

O inverno chegou e com ele a preocupação com os idosos, que são facilmente acometidos por doenças que costumam circular durante este clima, como a gripe e a pneumonia. A queda da temperatura também pode ser propícia para propagar o coronavírus.

A médica psiquiatra e geriatra Roberta França alertou sobre os cuidados com a saúde dos idosos durante o inverno e a pandemia. Ela explicou que “no inverno as doenças respiratórias são mais frequentes, o paciente com asma tende a ter mais crises, os pacientes com embolia pulmonar podem ficar mais descompensados, então neste processo ele ainda pode pegar a Covid. É um momento que temos que ter cuidado redobrado com os idosos”.

Cuidados como não pegar chuva, ter uma boa alimentação e estar bem agasalhado são atitudes que podem diminuir os riscos de o idoso ficar doente. Além dessas medidas, evitar a automedicação é fundamental.

“Em qualquer evidência de sintomas ou resfriado, nunca se medicar sem prescrição, é importante procurar um médico. O idoso não faz febre, então muitas vezes ele pode estar tendo um quadro de pneumonia e a pessoa está achando que é um resfriado, dar remédio para gripe e isso pode agravar mais a situação do idoso”, explicou.

Durante o inverno os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, uma simples gripe pode se transformar em uma pneumonia e adoecer os idosos.

 

Fonte: EBC

Deixe uma resposta