Jogos de dominó estimulam memória de idosos de Guaratinguetá

Jogos de dominó estão sendo realizados com idosos residentes da Comunidade Missionária São José, em Guaratinguetá, para estimular a memória, por meio do projeto “Arte Experiente da Terceira Idade”, desenvolvido pela professora Letícia Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha.
De acordo com a professora, a modalidade tem grande aceitação dos idosos e é um poderoso instrumento para estimular a mente. “Notamos um grande interesse dos vovôs e das vovós em participar, e o efeito é muito significativo”, afirmou.
O projeto consiste na aplicação da Arte Terapia, que é a utilização de linguagens artísticas, predominantemente plásticas, de símbolos, metáforas e de forma geral da criatividade em processos terapêuticos.
A Arte Terapia favorece, por meio da estimulação da expressão e do desenvolvimento da criatividade, a coordenação motora, a liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente, o contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos, processo de individuação e equilíbrio físico/mental/espiritual.

O projeto de Arte Terapia pretende, por meio da arte, favorecer a expressão das emoções, das vivências internas, das elaborações do pensamento, sem, porém, haver a intencionalidade de aprofundamento terapêutico em casos individuais.