Coordenação motora e concentração são objetivos da atividade bola ao cesto

Um gesto simples, de arremesso de uma bola ao cesto, que tem como consequência o estímulo a competências valiosas, como a coordenação motora e a concentração de idosos. A atividade é desenvolvida pelo educador físico Thiago Frederic de Melo, com idosos da Vila Vicentina Sagrada Família, de Lorena, atendida pela Fundação José Carlos da Rocha.
“É pela simplicidade que promovemos grandes ganhos com os idosos. O arremesso da bola ao cesto, para citar dois benefícios, estimula coordenação motora e concentração, mas os benefícios vão além”, afirmou o professor.
A iniciativa visa desenvolver atividades de expressão corporal, atividades lúdicas, treinamento funcional, alongamentos, e ações que envolvam ritmos e motivação e exercícios para melhorar condição física nas capacidades relacionadas à saúde e à qualidade de vida dos idosos assistidos.

A base de todas atividades físicas oferecidas nas aulas do professor Thiago, por meio da Fundação José Carlos da Rocha, foca em respeitar a cultura individual de cada idoso para uma melhor adaptação nas ações e com isso desenvolver aulas coletivas que envolvam o maior número possível de idosos.