Dança de salão diminui efeitos do envelhecimento

Os residentes do lar São Vicente de Paulo têm acesso a vários projetos da Fundação José Carlos da Rocha. Uma das iniciativas que os idosos mais gostam é a aula de dança desenvolvida pelo professor Alexandre Botelho.

Responsável para aplicação de dança de salão aos vovôs e vovós do lar, o professor explicou que o exercício minimiza os efeitos do envelhecimento nos indivíduos da terceira idade. “A dança ajuda a garantir a independência funcional por meio da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida”, afirmou. Ainda segundo ele, com isso os idosos ganham mais vitalidade para o dia a dia.

Outro ponto destacado por Alexandre Botelho é o aspecto social, que gera alegria e facilita a convivência entre os residentes. “Além de exercitar o corpo, a agilidade e coordenação motora, os vovôs e vovós também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória, diminuindo o estresse e a ansiedade, além de melhorar a autoestima. Esse é um dos objetivos da Fundação José Carlos da Rocha dentro dos lares”, finalizou.