Idosos de Pinda e Taubaté fazem pinturas com temas de carnaval

Grupos de idosos da Casa do Ancião Luiza de Marilac, de Taubaté, e do Lar Irmã Terezinha, de Pindamonhangaba, estão confeccionando máscaras, pintando desenhos e acessórios sobre carnaval. A atividade faz parte das aulas do projeto Arte Experiente da Terceira Idade, desenvolvido pela professora Letícia Antunes de Moura Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020.

Segundo ela, os residentes estão animados com os desenhos de carnaval, pois aliam a linguagem artística e plástica com o elemento festivo, que é o carnaval. “Em todas as aulas temos uma grande interação e envolvimento deles, mas em algumas datas, como Carnaval e Natal, por exemplo, sentimos que mexe com a emoção dos idosos. Isso aumenta o animo para participar dessas ações e reflete diretamente na felicidade”, avaliou.

Ela explicou que o sentimento está diretamente ligado às lembranças da juventude, e que a arte terapia auxilia nessa questão, buscando favorecer a expressão emocional, das vivências internas, das elaborações do pensamento. “Procuramos ocupar melhor o tempo dos idosos, incentivando a socialização, por meio do diálogo entre os participantes do grupo. Com isso, mostramos que o envelhecimento não impede o indivíduo de aprender, criar ou mesmo descobrir aptidões nunca manifestadas ao longo da vida. Os desenhos de carnaval, por exemplo, fazem parte deste processo e estamos conseguindo proporcionar o prazer da produção artística e a alegria de todos”, finalizou.