Residentes de São Luiz fazem aulas de alongamento e aquecimento articular

Cerca de 20 idosos da Vila São Vicente de Paulo, em São Luiz do Paraitinga, estão participando das aulas de alongamento e de aquecimento articular, desenvolvidas pelo professor Ricardo Rodrigues, da Fundação José Carlos da Rocha.

O objetivo é fazer os idosos alongarem o corpo e, com isso, conseguirem mais mobilidade para a execução das tarefas do dia a dia. Isso porque os músculos tendem a atrofiar com o passar dos anos – reduzindo a capacidade de movimentação. Com alongamento, o corpo pode preservar as condições naturais dos músculos e mantê-los em boas condições por mais tempo.

Da mesma forma, segundo o professor, o aquecimento articular proporciona a elevação da temperatura corporal, especialmente das articulações, gerando vários benefícios para o corpo. Com a regularidade dos exercícios, é possível fortalecer as articulações e evitar leões e dores na execução dos movimentos.

Além dos movimentos somente com o corpo, o professor utiliza bolas grandes e pequenas para a aplicação dos exercícios. Ricardo Rodrigues disse que os idosos se demonstram animados e muito participativos durantes as aulas. Ainda de acordo com ele, novos exercícios e formas de aplicação devem ser usadas a partir dos próximos meses.