Fundação orienta idosos sobre uso e armazenamento  de medicamentos

Além de atender lares de idosos de forma direta e indireta com programas e ações, a Fundação José Carlos da Rocha também realiza serviços de utilidade pública. Esta semana, o foco é orientar idosos, cuidadores e familiares sobre o uso e armazenamento de medicamentos. Como são dicas gerais sobre medicamentos, isso vale para casas onde não há idosos, especialmente se há crianças nestes lares.

Confira as recomendações:

• Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim, fora do alcance de crianças e animais.
  • Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos.
  • Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde.
  • Não guarde medicamentos na porta da geladeira ou próximo do congelador.
  • A insulina, por exemplo, perde o efeito se for congelada.
  • Se você utilizar porta-comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para 24 horas.
  • Os recipientes devem ser cuidadosamente mantidos limpos e secos.
  • O armazenamento de medicamentos deve ser individualizado para evitar erros e trocas com medicamentos de outras pessoas.
  • Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento.
  • Manuseie os medicamentos em lugares claros. Leia sempre os nomes para evitar trocas.
  • É importante o uso regular dos medicamentos, observando os horários prescritos.
  • Tome os comprimidos e as cápsulas sempre com água ou conforme a orientação de um profissional de saúde.
  • Consulte seu médico ou farmacêutico caso seja necessário partir ou triturar os comprimidos.
  • Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez.
  • Mantenha os medicamentos nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade.
  • Observe frequentemente a data da validade e não tome medicamentos vencidos.
  • Consulte seu médico ou farmacêutico caso observe qualquer mudança no medicamento: cor, mancha ou cheiro estranho.
  • Utilize preferencialmente o medidor que acompanha o medicamento. Evite o uso de colheres caseiras. Lave-o após o uso.
  • Não passe o bico do tubo nas feridas ou na pele quando for utilizar pomadas. Você pode contaminar o medicamento.
  • Não encoste no olho ou na pele o bico dos frascos dos colírios e das pomadas para os olhos.
  • Sempre leve todas as receitas, os exames e os medicamentos em uso para todos os atendimentos médicos. Informe ao médico se você toma chás ou faz uso de plantas medicinais.
  • Mantenha a receita médica junto com os medicamentos.
  • Nunca espere o medicamento acabar para providenciar nova receita, para comprá-lo ou buscá-lo na unidade de saúde.
  • Os medicamentos suspensos ou antigos devem ser guardados em local separado dos medicamentos em uso.