Exercícios com bolas aumentam concentração e coordenação de idosos de jacareí

As atividades esportivas contribuem com a saúde e qualidade de vida das pessoas, especialmente dos idosos, pois com o passar os anos o corpo humano perde massa muscular, agilidade e energia, dentre outro elementos – o que dificulta, e em alguns casos, até impede a realização de algumas atividades.

Para amenizar as conseqüências do envelhecimento e garantir qualidade de vida aos idosos, a Fundação José Carlos da Rocha proporciona uma série de ações com os residentes dos lares diretamente assistidos pela instituição.

Uma dessas iniciativas é o projeto Alegria de Viver, desenvolvido pelo professor Thiago Frederic de Melo, que atua na expressão corporal, atividades lúdicas, treinamento funcional, alongamentos, e atividades que envolvam ritmos, motivação e exercícios.

Durante o mês de janeiro, o professor tem trabalhado com bola ao gol, com jogos com as mãos e com os pés, sendo cada um com sua característica, com idosos do Lar Frederico Ozanam, em Jacareí. Segundo o educador físico, o exercício atua com movimentos, distância, velocidade e tempo de execução – o que aprimora a coordenação motora e deixa os residentes mais aptos para a realização de tarefas do dia a dia. “Conseguimos estimular os movimentos corporais, especialmente da coordenação fina nas mãos e equilíbrio com os pés, o que ajuda nos trabalhos do cotidiano deles, e ainda aumenta a capacidade de concentração”, explicou.

Ainda de acordo com Thiago Frederic de Melo, os exercícios ainda têm possibilitado maior integração entre os residentes e mais disposição para o dia a dia. “Conseguimos mantê-los mais ativos, alegres e motivados para viver. Essas ações geram um ganho incalculável em qualidade de vida”.