Grupo faz pintura de imagens e frases positivas para começar bem o ano

Para fazer os idosos começarem o ano de 2020 de maneira positiva, a professora Letícia Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha, está desenvolvendo aulas de pintura com um grupo do Lar Irmã Terezinha, de Pindamonhangaba.

Os desenhos normalmente contêm frases motivacionais ou animais que simbolizam a paz, como os pombos brancos – por exemplo.

De acordo com a professora, a atividade faz parte do projeto “Arte Experiente da Terceira Idade”, que utiliza linguagens artísticas, predominantemente plásticas, de símbolos, metáforas e de forma geral da criatividade em processos terapêuticos.

Ela explicou que além de motivar os idosos, os desenhos têm contribuído para melhoria na coordenação motora fina, estimulação da expressão e do desenvolvimento da criatividade, bem como a liberação de emoções, de conflitos internos, de controle da ansiedade e de conteúdos reprimidos, como medos e aflições.

Ainda segundo Letícia Godinho, o trabalho procura ocupar melhor o tempo dos idosos, incentivar a socialização, por meio do diálogo entre os participantes do grupo, mostrar que o envelhecimento não impede o indivíduo de aprender, criar ou mesmo descobrir aptidões nunca manifestadas ao longo da vida.