Idosos vão ao shopping para expor telas sobre primavera

Idosos de dois lares de Pindamonhangaba terão telas expostas no Shopping Pátio Pinda a partir do dia 23 de setembro – início da primavera. As telas, todas temáticas sobre primavera, foram pintadas durante as aulas da arteterapeuta Letícia Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha, nos lares São Vicente de Paulo e Irmã Terezinha.

De acordo com a professora, o objetivo é expor ao público parte dos trabalhos de arteterapia realizado nos lares de Pindamonhangaba e fazer com que as pessoas conheçam mais sobre os lares e os residentes. “São ambientes que recebem visitas esporádicas de parentes, amigos e alguns voluntários, mas geralmente o grande público desconhece o dia-a-dia dos idosos que vivem em lares. Com mais esta ação, acredito que consigamos aproximar o público dos vovôs e vovós e também reforçar para os idosos que eles têm vida social, projetos e anseios como qualquer outra pessoa, independente de morar em lar ou não”, ressaltou.

Nesta iniciativa serão cerca de 30 telas, cada uma desenhada por um idoso. “Nós já desenvolvemos outros trabalhos com técnicas de pintura, no entanto essas telas ficavam expostas nos lares ou eram presentes para amigos e colaboradores. Desta vez, todos estão mais animados porque elas ficarão em evidência em um ambiente que recebe milhares de pessoas, que é o shopping. Talvez até façamos uma ação social ou venda dessas telas. Estamos estudando as possibilidades”, explicou.

Segundo Letícia Godinho, durante as aulas os idosos recebem orientações sobre as técnicas de pintura e idéias para realizar os desenhos, mas ela assegura que toda a criatividade é do próprio autor. “São orientados na forma como realizar desenhos, segurar o pincel, desenvolver a idéia básica de cada tela. Mas o processo de criação, toda pintura, é cem por cento de cada um”, completou.

Os desenhos ficarão expostos até dia 3 de outubro no Shopping Pátio Pinda (nas proximidades da RiHappy), quando os vovôs e vovós dos dois lares farão uma visita ao centro de compras, para passear, ver a exposição e tomar um lanche.