Coral da Fundação José Carlos da Rocha ensaia novas músicas

Quem já assistiu ao coral da Fundação José Carlos da Rocha sabe do potencial das vozes dos vovôs e vovós e da afinação do grupo. No entanto, poucos sabem como é o processo de ensaio e escolha das músicas.

Antes de fazer apresentações, o coral – que é formado por idosos do Lar São Vicente de Paulo em Pindamonhangaba – faz diversos ensaios paras ajustar todos os detalhes. Os temas são escolhidos, na maioria das vezes, de acordo com a época do ano – prevalecendo o tipo de música relacionado com a ocasião, por exemplo, Natal/Fim de ano, dias das mães, dia dos pais etc.

De acordo coma professora Flávia do Amaral, responsável Projeto Viva Bem, pelo qual é desenvolvido o coral, o processo de seleção é estabelecido em parceria com os vovôs e vovós. Ainda segundo ela, durante reuniões são propostas várias canções, cuja maioria remete a tempos de juventude dos internos. Uma vez apresentada a música, cabe a ela e ao maestro João Batista de Andrade definirem a viabilidade técnica para a apresentação. Quando há a possibilidade, o ensaio é iniciado e em poucas semanas o público terá acesso.

Durante o mês de agosto, o grupo tem ensaiado bastante as músicas já cantadas e novos temas. Está curioso (a)? Espere até a próxima apresentação do Coral da Fundação José Carlos da Rocha para descobrir as novidades.