Vovôs e vovós de Jacareí visitam Aquário de Ubatuba

Um grande grupo de vovôs e vovós dos lares Frederico Ozanam e Associação Humanitária Amor e Caridade, de Jacareí, visitaram o Aquário de Ubatuba no mês de junho. Os idosos estavam acompanhados por funcionários e voluntários dos lares e por professores da Fundação José Carlos da Rocha, responsável ainda por obter os ônibus para a condução.

Todos adoraram ver as espécies, absorver conhecimentos e serem sensibilizadas sobre a importância da conservação do meio ambiente marinho e da riqueza de sua biodiversidade. Os vovôs e vovós aprenderam sobre detalhes da história de cada animal, principalmente tartarugas, pingüins, água viva, tubarões, peixes raros dentre outros.

Fundado em 1996 por um grupo de oceanólogos, o Aquário de Ubatuba é referência no país para estudo de espécies marítimas de pequeno e médio porte que vivem no Trópico de Capricórnio, contendo 19 recintos e mais de 350 animais e cerca de 100 espécies diferentes. O aquário, que foi o primeiro do Brasil aberto à visitação pública, tem como objetivo a educação e a pesquisa voltadas à conservação do meio ambiente, sendo pioneiro em diversas áreas.

De acordo com o oceanólogo Hugo Gallo Neto, fundador e diretor-executivo do aquário, “a educação ambiental é prioridade, permitindo que os visitantes, ao mesmo tempo em que se descontraem em um passeio, aprendam e passem a valorizar e respeitar nossa biodiversidade aquática e marinha”.

Desta forma, o idealizador acredita contribuir, por meio da educação ambiental e do trabalho prático, para o conhecimento, valorização e consequente conservação dos ambientes costeiros e de água doce do país.