Zumba gold é destaque entre vovós do ‘Amélia Ozanam’

As vovós do Centro de Convivência Amélia Ozanam, em Tremembé, estão aproveitando as aulas de zumba gold da professora Vivian Puppio Mantovani, da Fundação José Carlos da Rocha.

O programa zumba gold foi criado especialmente para pessoas da terceira idade, no entanto mantém a essência da zumba tradicional, propondo atividades físicas com coreografias.

De acordo com a professora um dos pontos positivos do programa é que embora existam algumas modificações, como a diminuição no impacto das articulações e coreografias mais simples, ele consegue manter animação da aula tradicional.

“Desse modo, a aula não se torna nem um pouco vagarosa e, mesmo tendo os ritmos iguais da zumba, ela não pressiona a coluna, o quadril e as articulações de maneira geral. A proposta é realizar movimentos que transfiram peso sem que haja impacto, trabalhando a região abdominal que estabiliza o corpo e focando na amplitude de movimento, coordenação motora e equilíbrio”, explicou Vivian.

Ainda segundo ela, a proposta com ritmos mais lentos e fáceis de serem executados também pode ser aplicada em pessoas mais jovens que tenham mobilidade reduzida ou indicação para evitar impacto nas articulações.

Para a aula com as idosas do Centro de Convivência Amélia Ozanam, Vivian tem apostado nos ritmos da Bossa Nova, ou seja, com músicas mais lentas e que ainda trazem lembranças positivas às vovós.