Fundação faz idosos refletirem sobre igualdade das pessoas

As aulas de arte terapia aplicadas pela professora Letícia Godinho, da Fundação José Carlos da Rocha, têm proporcionado melhorias a dezenas de idosos.

Em 2019 ela tem diversificado os elementos e temas para aplicação, buscando novos estímulos e participação dos vovôs e vovós.

Uma dessas temáticas, realizada no Lar Casa São Francisco de Idosos de Taubaté, incluiu a mão como objeto de trabalho. A professora fez com que os vovôs e vovós desenhassem suas próprias mãos. Com isso, Letícia conseguiu desenvolver e aprimorar as habilidades de coordenação, percepção e criatividade de casa um.

No Lar São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba, a professora fez uso de outro recurso. Em uma folha, formato A4, cada idoso pôde fazer um auto-retrato – enfatizando as características dos cabelos. A atividade, intitulada ‘cabelo maluco’, serviu para cada um mostrar a forma como se vê.

Ao fim das produções das aulas, a professora explicou que, além dos pontos técnicos e de evolução em sala de aula, o objetivo das ações realizadas em Taubaté e Pindamonhangaba é para mostrar que a aparência física – expressada na forma de mãos, face ou cabelo não torna ninguém melhor ou pior que outra pessoa. “Mais além que isso, destacamos a questão das mãos para dizer que todos precisam de uma mão. No caso dos internos, eles necessitam de várias mãos: mão cozinheira, mão enfermeira, mão de cuidador, de professor, de voluntário, de amigo. Acredito que os exercícios despertaram essas reflexões, sobre a questão da aparência física e da ajuda”, explicou.

Letícia Godinho disse que nos dois lares foram montados painéis com os trabalhos. “Queremos que eles vejam as obras e pensem a respeito. Além disso, escrevemos a frase: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, concluiu.