Vovôs e vovós de Lagoinha e São Luiz fazem aulas de dança sênior

Os vovôs e vovós dos lares Vicentino, de Lagoinha, e Vila São Vicente de Paulo, de São Luiz do Paraitinga, experimentaram uma nova atividade no início de fevereiro: a dança sênior.

O projeto é aplicado pela professora Rita de Cássia dos Santos, da Fundação José Carlos da Rocha, e consiste na adaptação para idosos de danças folclóricas e de salão de vários países. A ação pode ser realizada sentada ou em pé, em roda, em fileiras, espalhadas no salão – em pares ou individual, incluindo os que possuem capacidade física reduzida.

O objetivo é oferecer exercícios que envolvam parte física, afetiva e cognitiva, com coreografias de diversas partes do mundo, compatíveis com a idade e com as condições de cada participante. Com isso, é possível ampliar os conhecimentos culturais dos idosos e os tornar mais alegres e ativos.

De acordo com Rita, os grupos de idosos participantes aprovaram a atividade e se demonstram abertos a novos exercícios, como a dança sênior.