Vovós de Taubaté visitam Papai Noel e fazem fotos com Shrek

Um grupo com cerca de 20 idosas do Lar Casa do Ancião Luiza de Marillac fez um passeio a um shopping da cidade de Taubaté, no fim de dezembro de 2018.

O passeio organizado pelas professoras Letícia Godinho e Flávia do Amaral, da Fundação José Carlos da Rocha, foi um pedido das vovós para celebrar o ano de 2018.

Durante a visita ao centro de compra, elas fizeram fotos com personagens de desenhos animados de grande sucesso como Shrek, além de sua esposa – a princesa Fiona, do Gato de Botas, dentre outro. Elas também aproveitaram para pedir presentes e conversar com o Papai Noel.

O passeio ainda incluiu um almoço e, obviamente, conferir lojas e fazer compras.

As professoras da Fundação José Carlos da Rocha avaliaram a iniciativa como excelente para melhorar a qualidade de vida das vovós, que sempre se mantêm ativas e alegres.

Sobre o lar

A Casa do Ancião Luiza de Marillac, de Taubaté, é uma instituição filantrópica de longa permanência para idosas. O lar proporciona atendimento e acolhimento especializado dedicado a mulheres com idade superior a 65 anos. Os serviços visam preservar os vínculos familiares, fortalecer a integração com a comunidade, estimular a participação das idosos em atividades de lazer, passeios, confraternização, e garantir a efetivação de seus direitos e garantias legais.

Atualmente o lar atende 29 mulheres, sendo 12 cadeirantes, e 14 internas precisam de fraldas.

Além do fornecimento de fraldas geriátricas, a Fundação José Carlos da Rocha desenvolve três iniciativas na Casa do Ancião Luiza de Marillac: Projeto de Dança (possibilita exercitar o corpo para garantir força muscular, equilíbrio, aprimorar a coordenação motora e contribuir com a autonomia e com a independência do idoso, para que se mantenha ativo socialmente. Além disso, exercita a mente, a atenção, a concentração e a memória, reduzindo o estresse e a ansiedade); Projeto Arte Experiente da Terceira Idade (uso da arte terapia – linguagens artísticas, de símbolos, metáforas e criatividade para processos terapêuticos – favorecendo a expressão das emoções, incentivando a socialização e gerando sensação de prazer e alegria aos idosos); e o Projeto Viva Bem – que proporciona melhorias significativas no cotidiano e na saúde da população idosa, por meio de atividades físicas e lúdicas que contribuem com o fortalecimento muscular e com a resistência cardiorrespiratória.